Você seguramente já ouviu falar destes dois termos, além de vários outros relacionados ao ambiente digital. Mas foquemos nestes dois, pois eles são de certa forma mais presentes e condensam melhor aquilo que gira em torno desse assunto.
Comecemos traçando uma idéia da relação entre ambos, indicando que o Marketing Digital faz parte de uma Transformação Digital. Marketing Digital é a matéria que adota princípios do marketing tradicional aplicada ao ambiente digital.
Talvez exemplos facilitem: O marketing tradicional utiliza por exemplo canais chamados Off-Line para promover marcas ou produtos: Anúncios em TV, Jornais, Outdoors. Pode adotar também estratégias de posicionamento e anúncios em setores de um Supermercado por exemplo.
Já o marketing digital leva isso para o ambiente mais dinâmico, cada vez mais amplo dado a evolução dos canais disponíveis, redução de custos, popularização dos dispositivos de uso por parte dos consumidores
Como exemplo, os canais como anúncios em grandes ou médios portais de notícias,
páginas de Facebook ou Instagram, e-mail marketing, entre outros. A grande vantagem do Marketing Digital está na sua agilidade em se executar e publicar, bem como na rastreabilidade de informações de qualquer natureza, mas principalmente para se analisar o alcance e retorno de uma campanha, por exemplo. Ou seja, você sabe com maior facilidade e profundidade quais consumidores uma certa campanha alcançou, qual a taxa de retorno efetivo com base nas métricas que foram estabelecidas, entre outros aspectos.
Outra grande virtude do marketing digital: relação mais individualizada com seu consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica. Com o devido planejamento e execução, você terá um nível de segmentação e conhecimento de sua base de clientes ou prospects de forma cada vez mais confiável.
Bem, agora que esperamos estar mais claro o escopo do marketing digital, podemos estender um pouco o espectro para mirar na transformação digital. Colocado de forma mais simples possível, trata-se de uma estratégia em que aquela organização decide que seus processos com um todo deverão girar em torno do mundo digital.
Sim, um pouco abstrato ainda, certo? Bem, a Transformação Digital quando adotada em sua plenitude é tao disruptiva que deve ser encarada como movimento estratégico, e não apenas algo tático com alcance e tempo limitados. Não serão apenas seu e-commerce e seu Marketing que deverão adotar ambiente digital. Sua gestão comercial, financeira, operacional, logística, governança, RH etc deverão adotar princípios, conceitos, ferramentas digitais.
Começa a ficar mais claro, certo? Neste conceito, a rigidez de estruturas (Silos) que é tão características nas organizações passa a ser flexibilizada. A adoção de processos e ferramentas digitais amplia a sinergia entre os chamados departamentos, ou unidades de negócio. Projetos podem atravessar 3, 4 , N áreas distintas, reunindo profissionais das mais diversas formações, desde o tradicional TI , passando por advogados, químicos, psicólogos etc dependendo da necessidade daquela empreitada.
A Transformação Digital requer uma mudança cultural forte na organização, e deve ser patrocinada e encorajada desde o líder máximo, e todos seus assessores diretos. Estes devem também prestigiar a estratégia através de exemplos, não apenas comunicados e discursos. Um dos pilares no processo de transformação digital é o que chamamos Gestão De Mudança, que é um Agente que vai assegurar que toda metodologia, adoção, comunicação, suporte está sendo feita de maneira a garantir o êxito daquela transformação requerida.
Bem, espero ter deixado minimamente claro os conceitos, similaridades e diferenças entre estes dois termos tao presentes em nosso dia a dia. Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão e teremos prazer em recebê-los e respondê-los.